O professor André Escórcio apresenta uma reflexão de grande profundidade e pertinência que, além abordar os principais desafios e as exigências da sociedade dos novos tempos, traça a sua visão estratégica para a Educação que, no nosso entender, deverá ser assumida por todos os responsáveis políticos que ambicionem mudar o sistema educativo regional em prol da melhoria das aprendizagens dos nossos alunos e da qualidade das escolas. Acreditamos no desafio de que, tal como defende, “Criar Futuro implica rebeldia, jamais acomodação”.
Nas suas palavras, “O sistema precisa de estudo e utopia, dispensa a insciência e a rotina”, como é visível, a Região preferiu a “rotina” em detrimento da “Utopia” e, em vez de se assumir como “uma referência de excelência educativa, um laboratório”, onde estivessem em causa “projetos de vida” vai lançando medidas avulso, desarticuladas, não conseguindo encontrar as melhores respostas para todos e cada um dos alunos, confundindo “edifícios com o sistema”.
Torna-se pertinente referir que o professor André Escórcio sabe bem do que fala, não só pelo seu estudo e experiência, mas também porque, na qualidade de presidente do grupo parlamentar do PS, construiu, debateu e apresentou um projeto para um novo Modelo Educativo Regional.
Não se pode chamar “projeto” a um mero somatório de medidas avulsas se elas forem apenas respostas casuais a obstáculos circunstanciais, tal como se observa com o governo regional. Acreditamos que apenas um novo Modelo Educativo pensando a partir da região e não da mera adaptação de diplomas nacionais pode dar um sentido estratégico àquilo que é feito. As medidas educativas nascem de uma visão pensada de raiz.